Eu gosto mesmo é de dobrar sacola

Iran Giusti
3 min readApr 3, 2023
Foto: Acervo Pessoal

Aparentemente um hit no TikTok e no Instagram é o bebê aposentado. Um advento bem curioso tendo em vista que qualquer um de nós que tem mais de 30 anos foi um bebê aposentado.

Todas as fotos de quem nasceu antes dos anos 90 tem a mesma energia porque, creio eu, não existiam muitas variações de roupas e ítens para crianças, então a gente basicamente usava sandália de dedo e suéter de tricô igual os idosos da época e os hipsters de hoje em dia.

O lance é que tanto o bebê aposentado quanto o hipster gosta da estética, mas a prática em sí, que é o legal, acaba ficando de fora. Eu gosto mesmo é de dobrar sacola: a sensação de que estou salvando a minha saúde mental ao organizar um conjunto de unidades plásticas que não vão explodir da minha mão quando eu retira-lo de um item meticulosamente produzido por uma também aposentada, chamado puxa-saco é incrivelmente satisfatório.

Outra prática que só o tempo e a sabedoria me trouxe foi o acompanhamento constante de preços e ida recorrente à estabelecimentos comerciais, também chamado "mas porque diabos ela vai no mercado três vezes ao dia?", que muita gente se pergunta ao longo da vida.

Existe algo de mágico em você estabelecer uma rotina de vida onde sabe o horário que o supermercado não tem fila, a felicidade de encontrar um pacote de 250g de presunto fatiado por R$ 4,37, ter tempo para calcular se aquela embalagem com 50% a mais do tamanho é realmente mais econômica do que duas embalagens do tamanho normal.

Durante quase dois anos eu fui redator de um site chamado BuzzFeed que era realmente muito legal e inovador e uma das coisas mais legais lá é que na época, a tal liberdade editorial era REAL e eu fiz muitos posts incrível sobre marcas e lugares exatamente porque não era publicidade paga e ensaiada, sabe?

Nem sei se existe espaço para isso em algum veículo hoje em dia, mas sinto a maior falta.

Enfim, foi nessa fase que eu acabei fazendo dois conteúdos que amo até hoje: os do Dia%. Primeiro foi esse dos 28 pensamentos que só quem já encarou compras no Dia% vai reconhecer, publicado há 7 anos e que não envelheceu NADINHA. E esse onde Testamos 19 produtos do Dia% para saber o que vale a pena comprar que quase me mantou de saudade.

E eu amo esses posts porque eles são exemplo da junção do que eu mais amo: fazer conteúdo e o lifestyle aposentado, outros exemplos são 38 pensamentos que provam que adulto gosta mesmo é de ir na Leroy Merlin e Isto é o que um frequentador assíduo do Sesc Pompéia gostaria de te contar.

Se alguém quiser me financiar para ser um influencer desse nicho, tô a disposição.

--

--